BH perde pontos em índice de competitividade no quesito 'Acesso'

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional foi criado em 2008 com o objetivo gerar indicadores sobre o desenvolvimento do setor do turismo em 65 cidades de grandes potenciais turísticos. Esse estudo tem como resultado um diagnóstico que acompanha a evolução desses destinos com relação à competitividade, o que serve como subsídio de ações governamentais para o desenvolvimento da atividade turística nestas localidades.

No estudo são analisadas 13 dimensões: Infraestrutura geral, Acesso, Serviços e equipamentos turísticos, Atrativos turísticos, Marketing e promoção do destino, Políticas públicas, Cooperação regional, Monitoramento, Economia local, Capacidade empresarial, Aspectos sociais, Aspectos ambientais e Aspectos culturais.

Na última edição do Índice de Competitividade, em 2014, Belo Horizonte ocupou a terceira colocação na classificação geral, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo e Porto Alegre. Contudo, no quesito 'acesso' a posição da capital mineira caiu para nona colocação, ficando atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Curitiba e Florianópolis, nesta ordem. Todas estas capitais estão classificadas no nível 5, o nível máximo do estudo; enquanto Belo Horizonte já passa para o nível 4, no fator 'acesso'. Com isso, o quesito 'acesso' acaba por influenciar a colocação da cidade de Belo Horizonte para baixo na classificação geral.

O relatório deste estudo destaca que a presença de aeroportos com voos regulares foi o que mais influenciou positivamente o quesito de acessos, o que aparenta não ter sido tão positivo para Belo Horizonte. Neste sentido, a distancia atrelada ao grande tempo e custo de deslocamento até o Aeroporto de Confins podem explicar o fato de Belo horizonte ter ficado atrás de muitas capitais nesse aspecto.

Com base nos dados mensurados neste índice, é possível concluir que Belo Horizonte, por não ser uma cidade com grandes atrativos turísticos, não pode desperdiçar o seu maior potencial para o turismo de negócios. A cidade está estrategicamente localizada entre as três principais cidades do Brasil - São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília - e também fica bem no meio do caminho entre as importantes regiões Sul e Nordeste do Brasil. É preciso aproveitar melhor essa vantagem natural do município tornando a cidade mais acessível para ser mais competitiva; e um aeroporto com o da Pampulha tem um papel fundamental nessa questão.

Veja o relatório completo: Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2014


Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment