Para quem sai do interior, a Pampulha é mesmo a melhor opção? Veja o exemplo de Varginha.

As cidades do interior do estado geralmente só conseguem manter voos regulares para um único destino, já que não possuem demanda suficiente para garantir uma taxa de ocupação mínima em voos para mais de uma rota. Veja um exemplo da cidade de Varginha.


Varginha


PERFIL: À 300 km de Belo Horizonte e de São Paulo, Varginha é uma cidade de médio porte, sendo um polo regional no Sul de Minas. Sua população somada a de outras três cidades num raio de 30 km chega a quase 300 mil habitantes, conforme estimativas do IBGE de 2015. O PIB do município em 2013 foi R$4,04 bilhões com economia baseada no cultivo e beneficiamento do café, comércio e indústria.

EXEMPLO: Supostamente, um passageiro no aeroporto de Varginha tem como destino qualquer cidade que não seja Belo Horizonte.


HIPOTESE 1: O Aeroporto da cidade só tem voo com destino à Pampulha.

Nessa situação, o passageiro não teria opções de conexão no aeroporto da Pampulha, a não ser que fizesse "baldeação" entre a Pampulha e Confins, a mais de 30km de distância um do outro.


HIPOTESE 2: O Aeroporto da cidade tem voos com destino à Guarulhos e à Pampulha.

Neste caso, para o passageiro seria muito mais atrativo voar para Guarulhos pela conveniência de possuir inúmeras possibilidades de conexões. Essa opção fortaleceria um centro de conexões de outro estado, com passageiros de Minas Gerais.


HIPOTESE 3: O Aeroporto da cidade opera voo com destino à Confins.

Aqui, além de poder ficar em BH, o passageiro poderá fazer várias conexões, inclusive internacionais, em um HUB do nosso estado. Essa é uma lógica que foi defendida pela Concessionária do Aeroporto de Confins: “Hoje o mineiro (segundo estado mais populoso) tem que se deslocar para Rio e São Paulo para um voo internacional. Isso não vai ser preciso mais. Os mineiros não vão mais viajar até lá para sair do país”. E é a mesma diretriz adotada pela AZUL, que concentrou os voos regionais em Confins para consolidar seu centro de conexões em Minas.


Agora, qual das três hipóteses parece mais vantajosa para Minas Gerais?



Notícias relacionadas:
G1: Voos para BH e SP serão cancelados no Aeroporto de Varginha, MG
G1: Azul Linhas Aéreas anuncia retomada de voos para aeroporto de Varginha
Estado de Minas: Consórcio Aerobrasil vence leilão de Confins com lance de R$ 1,82 bilhão
G1: Vencedores citam potencial de crescimento de Galeão e Confins
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment