Nosso Movimento marcou presença em audiência na Câmara Municipal de BH

Na mesa, da esquerda para a direita: Representante do Movimento Liberação pra Ponte Aérea JÁ, Lucio Flavio; Vereador Álvaro Damião; Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniel Nepomuceno; Vice-prefeito de BH, Paulo Lamac; Vereador Carlos Henrique, presidente da comissão de transportes; e vereador Prof. Wendel Mesquita, requeredor e presidente da audiência. Foto: Abraão Bruck - CMBH

O Movimento Liberação pra Ponte Aérea JÁ agradece ao Vereador Prof. Wendel Mesquita por requerer a importante audiência pública sobre o Aeroporto da Pampulha, e também por nos ter convidado a compor a mesa para as discussões. Foi a primeira vez que uma representação da parte de usuários é ouvida em audiência pública.

Na audiência da Câmara Municipal de BH, nesta quinta-feira, dia 30 de março, estiveram presentes o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Daniel Nepomuceno, o Secretário Municipal Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Bruno Miranda, o Vice Prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, além de representantes da concessionária de Confins e representantes da Infraero. Na oportunidade, entregamos em mãos nossa petição, com assinaturas e depoimentos, aos Secretários Municipais e também ao Vice-Prefeito de Belo Horizonte.

Lucio Flavio foi o representante do Movimento Liberação pra Ponte Aérea JÁ que compôs a mesa de discussões. O tempo disponibilizado para falarmos foi muito curto, no entanto fizemos valer cada segundo mostrando as dificuldades enfrentadas pelos passageiros para acessar o aeroporto de Confins, tais como os custos acima de qualquer outra capital e o longo tempo improdutivo desperdiçado no trajeto até o aeroporto. 

O membro do movimento também falou sobre as dificuldades para quem visita Belo Horizonte, o que tem desestimulado viagens corporativas para nossa cidade. Quando já foi solicitado que a fala fosse concluída, ele solicitou a exibição do trecho de um vídeo em resposta ao posicionamento da concessionária de Confins. No vídeo a Superintendente da Anac, Clarissa Barros, que não estava presente, fala com muita clareza que a liberação do aeroporto da Pampulha não incorre em descumprimento contratual, com base no próprio contrato de concessão de Confins e na audiência pública realizada antes do leilão. Assista ao vídeo:


Outro membro do Movimento Liberação pra Ponte Aérea JÁ, Sr. Carlos Augusto, pediu a palavra e, voltando atrás no tempo, citou a ata da reunião da Comissão de Aeroportos da Assembleia Legislativa de 2004, que culminou na transferência de todos os voos da Pampulha para Confins. O membro desnudou mentiras sobre a verdadeira finalidade do tombamento proposto para o terminal da Pampulha, que era impedir que a verba de R$ 140 milhões do Governo Federal para melhorias no aeroporto fosse utilizada; Comentou também o verdadeiro motivo da manutenção do status quo da Pampulha pela BH Airport: o monopólio da aviação em BH. Finalizou deixando claro que nos orgulhamos de Confins, mas que seu crescimento não se pode fazer às custas da morte da Pampulha.

Além de nosso movimento, outros segmentos da cidade estiveram presentes e defenderam a reativação de Pampulha como alternativa saudável para a economia de Belo Horizonte. José Aparecido Ribeiro, Diretor da ACMinas, esteve presente ressaltando as enormes perdas para os hotéis de Belo Horizonte onde a baixa ocupação se explica pelo fato de as empresas preterirem a cidade em função dos altos custos com táxi, além de tempo. Na mesma linha, Ivo Faria, representando a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aborda a redução do numero de restaurantes na capital mineira, acarretando perdas de postos de trabalho no setor.

Diferente do que os noticiários da internet veiculam sobre esta audiência, a retomada de voos na Pampulha não divide opiniões. A grande maioria dos vereadores que estiveram presentes na reunião, se manifestaram à favor da liberação de Pampulha, dentre os quais: Álvaro Damião (PSB), Carlos Henrique (PMN), Irlan Melo (PR), Jair de Gregório (PP), Nely (PMN) e Preto (DEM). Além disso, os cidadãos trabalhadores de Belo Horizonte, que lotaram o plenário, aplaudiam as colocações favoráveis à Pampulha. Pode-se dizer que a platéia foi quase totalmente a favor da liberação do aeroporto da Pampulha.

Por fim, cabe destacar a participação ativa da Infraero, cujos seus representantes Mário Jorge Fernandes de Oliveira, superintendente do aeroporto da Pampulha, e Marçal Goulart, superintendente de gestão operacional, demostraram claramente as intenções da estatal em atender a esta demanda que a cidade tanto necessita. Foram apresentadas informações como os prejuízos de R$ 100 milhões que o aeroporto acumula nos últimos cinco anos e a capacidade do aeroporto, que deve ser ocupada com a liberação de no máximo 3 voos por hora.
Cidadãos lotaram o plenário para assistir e também participar da audiência. Foto: Paulo José, do Movimento Liberação pra Ponte Aérea JÁ
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment