Jader Kalid


Abandono injustificável


Reunião em São Paulo, retorno para Belo Horizonte e volta para a casa. Você já parou para pensar em quanto tempo um empresário, que vive na ponte aérea, gasta durante um deslocamento até o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins? Eu sei. Já perdi o voo e, consequentemente, a reunião. Já demorei mais de 2 horas no retorno para casa, depois de um dia intenso de trabalho em São Paulo. No caso de uma viagem de 400km,BH/Rio, por exemplo, nem penso duas vezes. Pego o carro e chego antes de alguém que embarque em Confins – já testei esse absurdo.

Belo Horizonte precisa urgentemente da reativação do aeroporto da Pampulha. É inadmissível pensar numa cidade com o porte de BH sem a possibilidade para o usuário de voos locais. Transporte aéreo significa redução de distância/tempo em longos percursos, bem como posicionamento estratégico de aeroportos. Sobretudo em voos de ponte aérea, essa ação é fundamental para o mundo empresarial e corporativo de qualquer grande centro.

Dependendo do horário, o deslocamento da região Centro-Sul de Belo Horizonte até Confins chega a durar mais do que o dobro do voo, principalmente para São Paulo, Brasília ou Rio. Para se ter uma ideia, Confins está a 40Km da Praça Sete, de Belo Horizonte. Esse fator faz do aeroporto o mais distante do Brasil de um centro urbano, com um acesso cheio de gargalos. Esse trajeto chega a ser desumano, conforme disse Luís Cláudio Chaves, vice-presidente da OAB Nacional. A capital mineira está rodando. Incentivos econômicos começam a sinalizar tempos melhores e cenários mais favoráveis. Mas como enxergar esse fomento efetivo sem a opção de um deslocamento eficaz, com foco no turismo de negócios?

É importante pensar em mobilidade urbana, metrô e comodidade para o usuário. A ideia não é rivalizar com Confins, que, inclusive, trouxe para Minas um padrão internacional em aviação. O que esperamos, na verdade, é que o Estado olhe por nós, pagadores de impostos, como disse Theo Rohlfs, um aviador entrevistado por nossa Redação.

Entrevistamos técnicos, usuários e representantes de importantes entidades, que consideram a pista da capital como uma das melhores do Brasil. Depois de uma maratona intensa de muita pesquisa, continuamos com a mesma indagação que surgiu na nossa primeira reunião de pauta para esta edição: “Quais os verdadeiros motivos da falta de operação na Pampulha?”. Sinceramente, não sei.


Segundo especialistas, trata-se de um dos aeroportos mais seguros do país. A infraestrutura é adequada, e o aeroporto pode, sim, receber voos diários de cada companhia aérea, de acordo com as limitações estabelecidas pela Anac. E se a sua justificativa é em relação aos ruídos, pode esquecer, as aeronaves evoluíram (Boeings, Airbus e Embraer), precisam de menos pistas, são mais potentes e mais silenciosas.


    Blogger Comment
    Facebook Comment