Linha Verde: Uma solução paliativa para acesso ao aeroporto mais distante do país

Concebida como uma solução para encurtar a distância entre Belo Horizonte e o Aeroporto de Confins, a chamada Linha Verde não foi uma obra de melhora definitiva para o acesso ao aeroporto internacional. Sem dúvida as obras melhoraram e muito o acesso àquele aeroporto, mas não foi uma solução pensada para longo prazo.

Em sua concepção, esperava-se que a linha verde, como uma via de trânsito rápido, fosse reduzir o tempo entre o centro de Belo Horizonte e o Terminal de Confins para apenas 30 minutos. Doce ilusão: o estímulo ao desenvolvimento do Vetor Norte, a transferência da sede do governo do estado para as margens da via, e até o próprio aumento da frota de veículos são exemplos de novas variáveis que entraram em cena ao mesmo tempo que a Linha Verde era inaugurada. Com esses novos fatores atuando, admitiu-se que fazer percurso em 30 minutos era impossível. Hoje, contando com a sorte, o tempo mais curto em que o percurso pode ser feito de carro é de aproximadamente 45 minutos, quando fora de horário de pico e em uma situação que não haja nenhum incidente na via.

Se a viagem do centro de BH até Confins for feita em horário de pico (início e meio da manhã, final da tarde e início da noite) é impossível percorrer o trajeto em menos de uma hora em função do excesso de veículos, que ocasiona lentidão no deslocamento. A situação se agrava quando há acidentes na via ou mesmo quando chove, o que causa engarrafamentos no trânsito, que fazem a viagem até confins durar até 1h30, podendo chegar ao extremo de 2h.

Além disso, a Linha Verde praticamente é o único acesso ao Aeroporto de Confins, e não é raro esse acesso ficar bloqueado por manifestantes quando acontecem protestos de todos os tipos na frente da Sede do governo do estado, que está às margens da rodovia. Esses eventos podem até fazer os usuários do aeroporto de confins perderem seus voos, por não conseguirem chegar no horário esperado.

A idéia de 'encurtar a ditância entre BH e Confins' foi vendida como uma revolução no sistema viário da Região Metropolitana de BH que iria viabilizar o Aeroporto de Confins em substituição ao Aeroporto da Pampulha. Porém hoje, a Linha Verde como acesso ao aeroporto internacional mostra-se inviável, assim como é insustentável a opção pelo meio de transporte rodoviário. Se de fato quiserem criar um transporte rápido e sustentável para acesso ao aeroporto que seja de meio segregado do trânsito da cidade, como transportes sobre trilhos.

Saiba mais:

Governador Aécio Neves assina ordem de serviço para início das obras (Agência Minas)
Enfim, a linha VERDE (Jornal O Tempo)
Tempo e custo de traslado são problemas para usuários de Confins (G1 MG)
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment