Jatos comerciais da GOL, TAM e VARIG no pátio do aeroporto da Pampulha, antes da transferência dos últimos voos restantes, em 2007.
|
Após uma série de intervenções e adequações necessárias, em atendimento ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil 139 (RBAC 139), em 11 de setembro de 2018, a ANAC concedeu a certificação operacional do aeroporto da Pampulha à Infraero através da Portaria Nº 2.829/2018, publicada no dia 13 do mesmo mês.
O Certificado atesta a capacidade técnico-operacional capaz de permitir inclusive operações em aviões com propulsão a jato, confirmando a capacidade técnica do aeroporto para operações de voos comerciais de qualquer das grandes companhias aéreas nacionais (Latam, Gol, Azul ou mesmo Voepass).
Precisamente acerca das especificações operativas, a Portaria Nº 2.829/2018 em seu artigo 2º define o código de referência 4C, expressão técnica para o maior tipo de aeronaves permitido para o aeroporto. Desta forma, conforme detalhado na tabela a seguir, Pampulha pode receber aviões como Boeing, Airbus e Embraer, com capacidades para até 220 passageiros.
Blogger Comment
Facebook Comment