Quantos voos comerciais Pampulha pode receber por dia?

Há espaço suficiente tanto para voos de ponte aérea com Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) como voos regionais para o interior.
Foto: Felipe Viana em 2004, ASAGOL

Quando da Decisão 537/2022 da ANAC, Pampulha tornou-se aeroporto coordenado para alocação de slots. Seguindo preceitos internacionais, a coordenação de slot visa controlar o acesso à infraestrutura em aeroportos saturados, buscando harmonizar a demanda por operações aéreas com a capacidade aeroportuária disponível, usando dos princípios de transparência, não-discriminação, imparcialidade e utilização eficiente da capacidade declarada. Além de Pampulha, outros aeroportos coordenados no Brasil são Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont e Recife.


Tal solução implantada pela ANAC obriga a administração do aeroporto, atualmente a CCR Aeroportos, a emitir semestralmente o documento de declaração de capacidade aeroportuária, apontando a infraestrutura disponível para atendimento horário tanto em números de voos como em quantidade de passageiros. Assim, o operador declara atualmente a capacidade de pista para até 25 voos por hora, enquanto o terminal de passageiros se limita a capacidade de 300 embarques e 360 desembarques por hora, sobre o que a coordenação de slots impedirá ultrapassagem dos limites operacionais, hora a hora.


Como se extrai da declaração de capacidade, em Pampulha, o fator limitador de capacidade é número de passageiros que o terminal pode processar e não sua pista. Com isso, o número de voos comerciais em Pampulha iria variar segundo o mix de aeronaves operantes no terminal. Assim, podemos avaliar três cenários: um primeiro somente com aviões com mais de 100 assentos, um segundo com aeronaves mistas, e ainda o terceiro cenário com oferta de até 100 assentos por voo.

 Então, com base na capacidade de embarques e desembarques, o aeroporto de Belo Horizonte pode atender a 2 voos partindo e a dois 2 chegando por hora, considerando as aeronaves do código de referência permitidas para o aeroporto. Tendo em vista a limitação por número de passageiros, 1 slot equivalente ao código de referência abarcaria dois voos quando em aeronave de menor porte, as que principalmente operam linhas regionais.

Para todos os casos, adotaram-se as seguintes premissas

Frequência semanal: 155 pares pouso/decolagem para aviões com mais de 100 passageiros;
Horário das operações: 7h00 às 22h00 de seg. a sáb |  11h30 às 22h00 domingos e feriados;
Slot terminal: aviões ≤ 100 pax → 1 voo = 1 slot para  | aviões >100 pax → 1 voo = 2 slots;
Frequência horária:  ≤ 100 pax → 1 voo a cada 20 min  | >100 pax → 1 voo a cada 40 min; 


.
Operação 100% com aeronaves >100 pax
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment