Jornal é tendencioso quanto ao Aeroporto da Pampulha; Leitores não deixam barato nos comentários

De um bom jornal espera-se a exposição de pontos de vistas diversos sobre o tema abordado e o mínimo possível de subjetividade nas notícias. No entanto, certos jornais mineiros subestimam a capacidade crítica de seus leitores quando insistem em publicar reportagens parciais e tendenciosas.

Muitas matérias tem sido veiculadas por jornais mineiros quase que impondo para o leitor que determinada notícia seja a única verdade. Os princípios básicos da imparcialidade e da transparência têm sido substituídos pela subjetividade do jornal nos assuntos por ele abordados. Significa dizer que jornais importantes do estado tem usado suas publicações como um instrumento para influenciar e tendenciar o seu público para um ponto de vista específico, de acordo com o interesse do editor; Isso sem falar no sensacionalismo de muitas publicações, que visam ampliar a polêmica sobre um fato, muitas vezes isolado, para promover um conflito social.

Assim, vemos que a impressa mineira peca muito em subestimar a capacidade crítica dos leitores. Nos dias atuais, em que a informação circula em tempo real e as pessoas estão cada vez mais bem informadas, não cabe mais essa situação em que a notícia seja empurrada 'goela abaixo' do leitor. Aliás, o leitor sabe contextualizar aquilo que está sendo dito no noticiário com a realidade em que vive. Apesar disso, é interessante notar que esses jornais insistem nessa prática sem aparentarem nenhum receio em perder a credibilidade na praça.

Em se tratando especificamente da polêmica que envolve o Aeroporto da Pampulha, vemos uma matéria atrás da outra em que o jornal se posiciona claramente em cima de um único ponto de vista, mostrando apenas um lado da história e ainda usando do sensacionalismo e do exagero para criar ainda mais polêmica.

Separamos aqui alguns comentários muito consistentes de leitores a respeito das notícias parciais sobre o Aeroporto da Pampulha. Detalhe que muitos desses leitores se identificam como moradores vizinhos ao aeroporto:

ESTADO DE MINAS: "Moradores querem barrar avião grande na Pampulha"
Todos eles? Os que querem tem propriedade para tal?



ESTADO DE MINAS: "Aeronaves grandes podem voltar ao aeroporto da Pampulha. E o transtorno também"
É só transtorno? É transtorno generalizado?



ESTADO DE MINAS: "Queda de bimotor reacende debate sobre os riscos do aeroporto da Pampulha"
Será? Não seria o próprio jornal que está buscando reacender a polêmica?

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment