Aeroportos em áreas urbanas são muito comuns por todo o mundo


Avião Cargueiro decolando do Aeroporto Internacional de
Dubai, no meio da cidade
Mesmo as cidades que construíram aeroportos maiores e mais distantes não abriram mão de seus aeroportos mais próximos e mais antigos. Enquanto isso, o que dizer de Belo Horizonte?

A política adotada na operação dos aeroportos em Belo Horizonte não segue as melhores práticas adotadas pelas principais metrópoles internacionais. Neste artigo foram levantados dados sobre distância e localização dos aeroportos das principais cidades do Mundo e também cidades importantes da América Latina, sugerindo que Belo Horizonte não pode depender de um único aeroporto a 40 quilômetros de distância.






Sobre a distância e a quantidade de aeroportos que atendem as principais cidades do mundo, é possível perceber a seguinte lógica:

  • Cidades com o principal aeroporto a até 20 quilômetros do centro da cidade geralmente não possuem um segundo aeroporto. Este é o caso de cidades como Atlanta, Madri, Sydney, Singapura, Cidade do México e Bogotá.

  • Cidades com o aeroporto principal a mais de 20 quilômetros do centro da cidade possuem um aeroporto secundário dentro da cidade, mais próximo ao centro. Vemos isso em Buenos Aires, Londres, Chicago, Roma, Berlim, Paris e Nova York.
  • É possível notar, portanto, que as cidades que construíram novos aeroportos mais distantes não abriram mão dos aeroportos mais próximos.

    Caso Aeroporto Tempelhof, Berlim - Alemanha


    Jato Airbus sobre bairro residencial de Berlim ao pousar
    no aeroporto Tegel.
    Há uma ressalva quanto a cidade de Berlim, que em 2008 teve o encerramento das atividades do Aeroporto Tempelhof, localizado bem próximo ao centro da cidade. Isso só ocorreu porque a cidade já possuía outros dois aeroportos relativamente próximos do centro. Berlim hoje é servida pelos aeroportos Tegel, a apenas 11,6 quilômetros do centro da cidade, e Schonefeld, a 27 quilômetros e bem menos movimentado.




    Caso Aeroporto London City, Londres - Inglaterra 

     

    Jato pousando no Aeroporto London City, em Londres, com
    pista de apenas 1.500 metros
    A existência de um aeroporto central se faz tão necessária que, em um passado bastante recente, levou a cidade de Londres a planejar um novo aeroporto que fosse mais próximo ao centro da cidade. No final dos anos 80, no canal onde funcionou um porto fluvial no Rio Tâmisa, foi então construído o Aeroporto London City para facilitar o acesso ao centro financeiro de Londres. O Aeroporto está localizado entre vários edifícios na região conhecida como London Docklands, onde estão instaladas diversas sedes corporativas.


    Caso Aeroporto Toronto Island, Toronto - Canadá

    Aeroporto Pearson de Toronto, a cerca de 25 km do centro da
    cidade, inserido na área urbana e acessível por um trem
    urbano expresso.

    O aeroporto Toronto Island fica localizado em uma pequena ilha no Lago Ontário, muito próximo ao centro de Toronto. São proibidas operações de voos regulares em aviões a jato no aeroporto pelo fato de suas pistas serem consideradas impróprias para tal. A maior pista desse aeroporto tem apenas 1.216 metros, menor que a menor das pistas do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, equivalente a metade da pista do Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte. Além disso, o principal aeroporto de Toronto fica a pouco mais de 20 quilômetros da região central de Toronto. Ainda assim, existe muita pressão na cidade pela liberação dos jatos no Toronto Island, o que requer a ampliação das pistas do aeroporto, diferente do caso da Pampulha.

    No Brasil

    No Brasil, não só os aeroportos de Congonhas/SP e Santos Dumont/RJ estão em áreas urbanas, mas muitos outros aeroportos pelo país estão incrivelmente rodeados por bairros residenciais. Destes aeroportos urbanos, alguns inclusive funcionam 24 horas por dia e outros ainda se encontram até em cidades do interior.








    Conclusão

    Aeroporto Intl. de Atlanta, omais movimentado do Mundo, a
    apenas 14,8 km do centro da cidade
    A partir desta comparação com outras importantes cidades em todo o mundo, fica evidente que Belo Horizonte não pode contar com um único aeroporto a 40 quilômetros do centro da cidade. Confins está totalmente fora da média para as distancias entre os aeroportos das principais cidades do mundo. Não quer dizer de forma alguma que Confins seja inviável, contudo a cidade de Belo Horizonte precisa de um segundo aeroporto operando rotas, sobretudo, para as capitais mais próximas.

    Share on Google Plus
      Blogger Comment
      Facebook Comment