Mesmo com Pampulha em capacidade máxima, Confins continua com a grande maioria das operações

Slots aprovados pela ANAC para a Pampulha equivalem a cerca de 22% do movimento nacional de Confins hoje. O aeroporto internacional continua sendo responsável pela grande maioria dos voos que atendem BH, bem como pela maioria dos assentos ofertados.  

Aviões da Gol, Tam e Varig na Pampulha antes da
transferência dos voos para Confins.
No dia 13 de novembro, a ANAC divulgou o resultado da alocação dos slots do aeroporto da Pampulha entre as companhias aéreas interessadas em operar no terminal. Conforme a alocação, inicialmente estão sendo liberados o limite de 155 pares (pouso e decolagem) por semana, cumprindo a portaria 908/SIA de 2016 da ANAC. Após a conclusão da certificação do aeroporto da Pampulha, cujo processo está em andamento, o total de slots alocados é de 287 pares de pouso e decolagem, ou 584 movimentos semanais distribuídos entre as cinco companhias comerciais interessas em operar no local. 

Clique na imagem abaixo e confira em detalhes os Slots alocados na Pampulha para cada companhia, por destino e horário:

Inicialmente só estão sendo liberados 12 pares de pouso e decolagem por dia em aviões a jato na Pampulha. O número máximo diário de 34 pares operados por jatos só será atingido após conclusão da certificação do aeroporto.

A questão mais discutida agora é "os impactos" da aprovação desses slots na Pampulha sobre as operações do aeroporto de Confins. Muito se fala em esvaziamento do aeroporto internacional com a liberação de Pampulha, mas é importante por os números na ponta do lápis antes de se tirar conclusões equivocadas.

Para começo de conversa é impossível que Pampulha "esvazie" o aeroporto de Confins simplesmente pelo fato de o limita de capacidade da Pampulha ser muito menor que Confins, que continuará responsável pela maior parte da oferta de voos e de assentos no mercado de Belo Horizonte. 

Nas tabelas a seguir, extraímos da base de dados de HOTRAN da ANAC todos os voos que são operados hoje no aeroporto de Confins, comparando com os slots então alocados no aeroporto da Pampulha. Note que ainda dentro da a ocupação máxima de 584 movimentos semanais na Pampulha estão incluídos 110 voos regionais da companhia Passaredo, que nunca operou em Confins.






Em relação à Passaredo, note-se que é uma companhia regional que nunca operou em Confins, não se tratando portanto de uma empresa que estaria transferindo voos do aeroporto internacional para o aeroporto da Pampulha. Por esse motivo, as operações da companhia Passaredo estão sendo desconsiderados nas duas ultimas tabelas, já que tais operações regionais pleiteadas pela empresa tratam-se da criação de novos voos regionais na Pampulha, voos estes que outrora já foram operados por outras cias regionais.

Fonte Pampulha: Base de Resultados e Monitoramento de SLOTS - ANAC.
Fonte Confins:  Voos autorizados vigentes (HOTRAN de 25/11/2017) - ANAC
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment